Lar da Criança
"Dona Angelina Zillo"
Ass. das Franciscanas Miss. do Coração Imaculado de Maria Lençóis Paulista SP

Casa Provincial

Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria é a realização de um sonho de Madre Maria Catarina Troiani.

Constância Domênica Antônia Troiani, posteriormente Ir. Maria Catarina de Santa Rosa de Viterbo, nasceu em Giuliano de Roma, Itália, em janeiro de 1813. Desde muito jovem dedicou-se à oração e à busca de sua vocação religiosa. Aos 16 de dezembro de 1830, antes de completar 18 anos, Constância realiza seu maior desejo: consagra-se definitivamente ao Senhor e lhe promete viver por toda a sua existência em obediência, pobreza e castidade, enclausurada na comunidade de Santa Clara da Caridade em Ferentino, Itália.
Surge o chamado missionário, cresce a vontade de levar o Evangelho para além-mar e Madre Catarina torna-se protagonista de uma história admirável no Egito.

Em 1859 partem da Itália seis missionárias rumo ao Egito. Desembarcam em Alexandria e em setembro do mesmo ano seguem para o Cairo, para trabalhar em um dos bairros mais pobres da cidade: Clot-Bey. De lá as casas e atividades apostólicas se multiplicam, chegando até ao Brasil em 1907, na cidade de Sacramento – Minas Gerais.

A convite dos Frades Franciscanos do Convento São Benedito, na pessoa de seu Superior, Frei Agnelo Topheide OFM, em junho de 1926 chegaram a Amparo-SP as Irmãs Missionárias do Egito, assumindo a missão no Hospital Anna Cintra. Por 48 anos, as Irmãs serviram o povo amparense na área da saúde com abnegação, dignidade e competência.

Para cumprir esta missão, a formação religiosa passou a ser em Amparo. Frei Agnelo auxiliou muito nesta grande tarefa; conseguiu a doação do terreno da família Piffer e empenhou-se na construção do prédio. Com a ajuda generosa do povo, em um ano e meio foi possível inaugurar a Casa de formação “Noviciado São Francisco”, no dia 04 de outubro de 1928, festa do Seráfico Pai Francisco. Neste mesmo ano, a casa tornou-se também a sede da Província São Francisco de Assis. Hoje, além da Cúria Provincial, Amparo continua sendo o centro de formação à vida missionária da Província; é a casa mãe, onde se realizam encontros e retiros espirituais para as Irmãs, momento de revigoramento e escuta da Palavra.

Na Diocese de Amparo as Irmãs estão presentes também em Águas de Lindóia, Serra Negra e Monte Alegre do Sul.

Águas de Lindóia: Desde o dia 12 de agosto de 1955 as Irmãs estão presentes no Hospital Geral “Dr. Francisco Tozzi”. São 61 anos de incansável trabalho para que seja aliviada toda dor e para que “a saúde se difunda sobre a terra”.

Serra Negra: Educandário Nossa Senhora Aparecida. Em 28 de dezembro de 1931 chegaram as primeiras Irmãs para a abertura da Escola denominada Externato Sagrada Família. Passou em seguida a abrigar meninas órfãs ou com difícil situação familiar, e hoje mantém uma obra social recebendo crianças, fora do horário escolar, evitando que as mesmas fiquem nas ruas e proporcionando-lhes ao mesmo tempo boa formação e convivência. Mantém, além disso, o ensino infantil em horário integral.

Monte Alegre do Sul: Centro de Espiritualidade Santa Maria dos Anjos. Lugar agradável e convidativo para a Oração. No silêncio, entre as montanhas, as Irmãs se dedicam a receber Irmãs de outras fraternidades e grupos que desejam momentos de formação, retiro ou lazer.

Onde quer que se encontrem, as Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria são chamadas a viver em fraternidade o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Esposo Crucificado nu e abandonado e, n’Ele, ser enviadas para fatigar-se pela conversão de povos de além-mar, na fidelidade à mãe Igreja e nas pegadas de São Francisco, verdadeiro amigo e imitador de Cristo.

Informações: Ir. Tereza Maria de Souza

Texto integrante da 6ª edição do Informativo O AMPARO – veículo impresso oficial da Diocese de Amparo
Lar da Criança
“Dona Angelina Zillo”
Rua Anita Garibaldi, 534
Lençóis Paulista SP
(14)3263.5666
[email protected]
Irmãs Franciscanas
Missionárias do Imaculado
Coração de Maria