Lar da Criança

Equipe Gestora

A Escola de Educação Infantil – Lar da Criança Dona Angelina Zillo –articula-se em coordenação Institucional e coordenação pedagógica, onde a primeira função é executada por um membro da Entidade religiosa, que administra, contrata e gerencia todo trabalho desenvolvido. A parte pedagógica é executada por meio do desenvolvimento e acompanhamento entre alunos e professores, mediando questões cotidianas da educação infantil.

         No tocante aos trabalhos desenvolvidos, estes estão em conformidade com as orientações estabelecidas pelo MEC e secretaria de Educação do Município.

 Para articulação e desenvolvimento dos trabalhos, a Escola de Educação Infantil, Dona Angelina Zillo, conta com um corpo docente formado por professores, monitores, professor de informática e educação física.

 O acompanhamento destes trabalhos ocorre por meio dos planejamentos semanais e relatórios periódicos dos alunos.  

Mensalmente são realizadas reuniões pedagógicas, onde são discutidos assuntos de interesse do aluno, sempre tendo em vista a busca de melhor atendê-los, na questão concernente ao ensino/aprendizagem.

O atendimento às pessoas que procuram pela escola inicia-se com o atendimento de secretaria, dando todas as informações necessárias.

Em seguida, é realizado o preenchimento da Ficha de Inscrição pela Assistente Social, identificando perfil socioeconômico de cada família e solicitada uma relação de documentos (RG, CPF, Cartão Cidadão Municipal, Certidão de Nascimento e Casamento, Contrato de União Estável, Carteira de Trabalho, 06 Holerites de Pagamento, Declaração de Autônomo, Comprovante de Endereço – conta de Luz, Contrato de Aluguel ou de Casa Própria, 03 Comprovantes de Pagamento de Aluguel, Caderneta de Vacinação e 01 foto 3×4) para preenchimento e concorrência da vaga de uma bolsa de  estudo. Feito o processo seletivo, as crianças que obtiveram a concessão de bolsa de estudo passam-se ao processo da efetivação da matrícula. 

 Após ingresso do aluno na escola, o acompanhamento familiar ocorre através de atendimento individual e reuniões bimestrais desenvolvidas Diretora Pedagógica, Assistente Social, Coordenadora da Entidade, Professores e Monitores.

A Diretora Pedagógica, em parceria com a Coordenadora da Entidade e Assistente Social, desenvolve pauta e temas a serem desenvolvidos nas reuniões pedagógicas e de pais.

        A escola, conta com uma equipe técnica, composta por um membro da Entidade religiosa, Diretora pedagógica e Assistente Social.

         A coordenadora da Entidade, tem a função de contratar, administrar e gerenciar todo trabalho e pessoal envolvido.

         A função da Coordenação Pedagógica se dá na execução dos trabalhos, diretos com os alunos e professores, orientando e gerenciando o conteúdo programático, mantendo a qualidade do serviço oferecido.

A Assistente Social tem a função de fazer o processo seletivo, conforme critérios das leis governamentais e Institucionais, fazer avaliação socioeconômica das famílias, situação de vulnerabilidade e ou risco pessoal e ou social, bem como atuar junto a cada família, através dos instrumentais: visita domiciliar, atendimento individual, relatórios, referencialmente e contra- referencialmente, no trabalho de articulação realizado com a família e a rede sócio assistencial.  

Quanto, as reuniões na Diretoria de Educação Municipal ocorrem quando solicitadas ou quando se faz necessário e ainda por ocasião de preenchimento do Censo Escolar e alimentação do Sistema SED.

Para sua manutenção a escola conta com doações de empresas do município e pessoas físicas, subvenção municipal, e em grande parte, de sua mantenedora Associação das Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria, com sede no município de Amparo – SP.